Como se prevenir dos golpes imobiliários em Londrina
Hoje em dia existem golpes em quase tudo que nos rodeia, inclusive no mercado imobiliário. A pressa para alugar, pode fazer o proprietário anunciar seu imóvel em qualquer imobiliária, sem checar se é uma empresa confiável. E no fim da história, a pressa pode custar muito caro. Rafael Cielici Pires, 37, advoga o caso de um proprietário de imóveis que perdeu mais de R$30 mil reais nos golpes que sofreu.
“Ele deixou um imóvel para a imobiliária alugar, foi alugado, e o inquilino não pagava o aluguel. Descobrimos então que a imobiliária aprovou o cadastro deste inquilino, sem colocar nenhum tipo de fiança para ele. Além do aluguel, o locatário destruiu o apartamento e não pagou o condomínio. O setor jurídico da imobiliária ficou responsável pela situação, e até hoje não tivemos nenhum retorno ou ressarcimento”, conta o advogado.
Ingrid Moreira, gerente de locação da Imobiliária Atual, atua no ramo há mais de três anos e alerta que os tipos de fiança, oferecidos pela imobiliária, é um dos principais pontos que o proprietário deve ter atenção. “Se o inquilino não puder pagar o aluguel, quem vai pagar? O fiador! Mas este inquilino só terá este fiador se a imobiliária ou corretor exigir. Temos visto que, infelizmente, existem profissionais, que para alugar o imóvel rápido, não exigem nenhum tipo de fiança do inquilino.”
Cielici relata que havia ainda outro imóvel alugado, por intermédio desta imobiliária. Seu cliente mora em Londres e quem acompanhava mais de perto as transações da imobiliária eram seus procuradores: “Eles começaram a perceber, em 2020, que a imobiliária não estava fazendo os repasses do valor de aluguel nas datas devidas. Em 2021, ao fazerem uma relação dos pagamentos, notaram que o valor referente ao período de 6 meses não foi pago. Entramos em contato com o inquilino e ele tinha o comprovante de pagamento de todos os aluguéis, ou seja, a imobiliária estava recebendo e não estava fazendo os repasses. Enviamos uma notificação extrajudicial e não tivemos resposta”.
O advogado explica que as chances de conseguirem algum ressarcimento são mínimas. A imobiliária fechou sua sede física, que ficava em Londrina, e a responsável legal não foi encontrada. De acordo com o profissional, existem várias outras denúncias em aberto contra a mesma empresa.
Rafael Cielici é também proprietário de imóveis e desde 2017 confia na Atual para administração dos seus bens, ele aconselha: “Quando for procurar uma imobiliária, confira o registro do profissional responsável no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), no caso do meu cliente, se ele tivesse checado, poderia já ter visto que haviam outras denúncias contra a empresa”.
Para saber se a pessoa é credenciada basta acessar o site do CRECI da sua região e digitar o nome do profissional. Se ele estiver ativo, aparecerá o nome e o número do CRECI, o que significa que é mesmo um corretor de imóveis.
A CEO da Imobiliária Atual, Talita Perez, e a gerente Ingrid Moreira, informam outras formas de se prevenir.
Como a imobiliária agirá caso não haja pagamento do aluguel?
“Aqui na Atual, por exemplo, nós fazemos o pagamento referente a 3 meses do aluguel quando o inquilino para de pagar, caso passe desse tempo sem pagamento, entramos com uma ação judicial e a imobiliária cobre todos os custos com o advogado. Então, quando for escolher a sua imobiliária saiba como ela age nessas situações, exija que isso esteja em contrato,e veja como é feita a cobrança para o inquilino”, recomenda Moreira.
O cadastro do fiador foi averiguado?
Além de saber quais os tipos de fiança a imobiliária oferece para o inquilino, é preciso ter pré-requisitos para a aprovação do fiador, Perez expõe como isso é feito na Atual: “checamos todo o histórico do fiador, se ele tem um imóvel próprio quitado e uma renda líquida 3 vezes maior que o aluguel, além disso também não pode ter um histórico de mau pagador”.
Como serão os repasses?
O comum é a imobiliária ficar com o primeiro mês de aluguel total e repassar 90% do valor do aluguel nos meses seguintes, de 3 a 5 dias úteis após o pagamento do inquilino. Os 10% que ficam com a imobiliária são para fazer o trabalho de administração da locação. “Se esse valor for muito abaixo dos 10%, pode suspeitar! E exija que esteja em contrato tudo isso, desde o dia do repasse à porcentagem que fica para a imobiliária”, finaliza a gerente.
Salvador Lopes, um dos fundadores da Atual lamenta que ainda existam estes golpes: “Vemos de perto aqui na Imobiliária como os proprietários batalham para ter seus imóveis, é triste vê-los passando por isso. E apesar de sermos todos do mesmo setor, não podemos deixar de falar sobre o assunto, as pessoas precisam saber dos riscos. Pelo menos, podemos garantir que é uma minoria, o mercado imobiliário de Londrina é composto por muita gente séria e comprometida”.
Categorias:
Imobiliária Atual