Como escolher um imóvel para abrir seu negócio em Londrina?
O sucesso do seu empreendimento pode depender do local onde você vai abrir ele. Apesar de Londrina parecer ser uma cidade pequena, existem muitas diferenças entre as regiões, e independentemente da cidade, cada estabelecimento tem o seu imóvel ideal, já que cada um tem uma demanda diferente. Então o primeiro passo é entender o que o seu empreendimento precisa.
- Quem é e onde está seu público-alvo
Para lucrar com o seu negócio você precisa de pessoas comprando, certo? Para esses consumidores chegarem até o seu estabelecimento, você precisa estar onde eles estão e saber a demanda deles. Algumas perguntas básicas para você descobrir isso:
- São pessoas de qual classe social e têm qual poder aquisitivo?
- Elas prefeririam qual tipo de ambiente?
- Qual o bairro que elas mais frequentam?
- Qual horário elas vão até seu negócio? Se for durante o dia, pense que vai precisar ficar do lado da rua que bate menos sol.
Um exemplo simples é: Você vai abrir uma loja de artigos esportivos. O seu público alvo estará em academias, ginásios, etc. Então dê preferência às regiões com academias em volta e com movimento em horário comercial, ao invés de uma rua cheia de restaurantes fast-food.
- O que você e o seu consumidor precisam?
Vamos focar mais um pouco no seu público-alvo, até porque tem um ditado no mundo do marketing que diz: quem fala para todo mundo, no final não está falando com ninguém. Então, pense no que seu estabelecimento precisa oferecer ao consumidor. Sem dúvida uma boa infraestrutura e segurança são coisas que você não pode abrir mão.
Outros pontos são: seu cliente (ou você mesmo) irá precisar de quais tipos de ambiente? Uma cozinha, uma dispensa, quantos banheiros? Você vai usar muitos equipamentos elétricos? Cheque a capacidade das instalações e se é possível incluir novos aparelhos.
O consumidor irá até o seu estabelecimento ou será por delivery? Se ele for, vai ser de carro, a pé ou ônibus? Em Londrina, por exemplo, vemos que a questão do estacionamento tem se tornado um impeditivo para as pessoas irem até o centro da cidade, principalmente depois da pandemia do Covid-19, os consumidores querem cada vez mais conforto e agilidade na hora de fazer as compras, então se o seu comércio for no centro, prefira os que tenham pelo menos 1 vaga de garagem ou veja se existem estacionamentos privados por perto, para fazer uma parceria.
- Ajuste as expectativas
Se a demanda do seu público-alvo é alta, e você também faz questão de um imóvel bem novo, mobiliado ou com acabamentos específicos, esteja ciente que precisará desembolsar um valor um pouco maior de aluguel. Em contrapartida, se pegar um imóvel mais simples, pode avaliar se é possível compensar alguns detalhes com uma decoração personalizada. Dependendo do negócio, você pode alugar um imóvel mais simples apenas para comportar os itens de depósito ou equipe administrativa e ter uma loja melhor localizada, mais apresentável, para receber os clientes.
- Confira a concorrência
Primeiro entenda quem é sua concorrência. Isso pode parecer óbvio de vez em quando, mas por exemplo, uma perfumaria e uma loja de doces podem ser concorrentes em datas comemorativas, como dia dos namorados e dia das mães.
Depois descubra onde está sua concorrência. Se for um lugar consolidado e que está indo bem nos negócios, analise como a localização do estabelecimento está ajudando e o que esse local oferece aos clientes.
Evitar ou não a concorrência? Depende! Caso seja um produto que o cliente compare os preços antes de comprar, como eletrodomésticos, é interessante estar perto do seu concorrente. Porque, assim que ele sair para comparar o preço das geladeiras, por exemplo, vai entrar na sua loja que está logo ao lado do concorrente. Mas se esse não for o caso, então procure não ficar próximo aos concorrentes. Procure estar ao lado de serviços complementares, como o caso da loja de artigos esportivos e as academias.
- A região tem potencial de crescimento?
O bairro e a região do estabelecimento influenciam diretamente na relevância dele. Procure saber como está a valorização do bairro, se irão construir algo importante ali, como faculdades, shoppings ou um terminal de ônibus. Provável que quanto mais movimentado for o local, melhor para o seu negócio. Mas caso aconteça alguma construção que irá atrapalhar o fluxo de pessoas, como a construção de um viaduto, bem na época da sua inauguração, pode ser prejudicial.
6. Visite o ponto quantas vezes forem necessárias
Tenha muita paciência na hora de escolher seu imóvel, ele é um elemento importante demais para o seu sucesso, para ser escolhido às pressas e aleatoriamente. Visite-o diferentes horas do dia, veja como é a movimentação ao longo do dia e como o sol bate no local.
Analise se tem alguma coisa que possa impedir a visibilidade da fachada. Converse com seus futuros vizinhos e veja se eles têm queixas do local, pergunte sobre os pontos fortes e fracos.
Principalmente, faça comparações. Falando de imóveis comerciais em Londrina, nunca se esqueça que além dos imóveis comerciais com portas diretas para a rua, existem também os prédios comerciais, os shoppings (desde os maiores até os menores, como o Jardim Shopping, que fica no centro da cidade). Visite quantos estabelecimentos forem necessários e compare eles, tendo sempre em mente os pontos que citamos anteriormente. Uma listinha de prós e contras de cada local pode vir a calhar.
O mais importante é que você aplique essas dicas à sua realidade, se seu negócio for uma movelaria, uma hamburgueria ou um escritório de advocacia, as necessidade serão diferentes. Então tenha sempre em mente “o que vai ser o ideal para o MEU negócio?”.
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